 |
| Kanji: Gyakuten Saiban. Título original da franquia. |
Faaaaaala Galeeeeeeeera!!!
Hoje é dia de animes Indies, ou seja, vou falar sobre uma série um pouquinho só desconhecido!
Estou trazendo "逆転裁判 その「真実」、異議あり!" para vocês hoje!
"Que?! Mas que p&%$@ é essa?!"
Calma jovens, foi só uma brincadeira xD
A série é conhecida pelo mundo como "Ace Attorney (Anime)", é um anime baseado nos jogos da franquia de mesmo nome pertencente a CAPCOM, conhecido popularmente como "Phoenix Wright".
Vou falar bastante sobre o jogo e tentar instigar-vos a jogar esta franquia que eu gosto tanto!
Vamos lá então!
PS.: Eu joguei tudo em japonês e assisti o anime sem legenda, talvez eu fale alguns nomes que vocês não estarão habituados, mas tentarei colocar os da versão americana também!
INTRODUÇÃO
 |
| Phoenix & Miles: "Prepare-se para a enc..." Opa, desenho errado. |
Ace Attorney (anime), ou "Gyakuten Saiban sono 'shinjitsu', igi ari!" no Japão, é uma adaptação dos dois primeiros jogos da franquia.
Possui 24 episódios e são sete casos que o protagonista enfrenta, sendo os mesmos que resolvemos nos dois primeiros jogos do Game Boy Advanced (excluindo o primeiro caso do segundo jogo). A série conta com duas openings e duas endings.
A direção foi comandada por Ayumu Watanabe, conhecido por dirigir a série Uchuu Kyoudai (Space Brothers) e por assumir Doraemon (um dos animes mais famosos do Japão) desde 2005.
Foi produzida pela A-1 Pictures, estúdio de animação japonesa, fundada pelo ex-produtor da Sunrise - Mikihiro Iwata - e filial direta da Aniplex Inc. (Sony). Produziu obras como: Ano Hana, Sword Art Online, Fairy Tail, Ao no Exorcist, Persona 4 The Animation, Aldnoah.Zero, Bokumachi (Erased), etc.
A emissora responsável pela exibição da série foi a Yomiuri Tv, conhecida como ytv no Japão. Mesma emissora que exibe Detective Conan desde 1996, além de ter exibido Nurarihyon no Mago e Lupin III.
SINOPSE
 |
| "Objection!!!" - WRIGHT, Phoenix. |
Nosso protagonista se chama Ryuuichi Naruhodou/Phoenix Wright, um advogado recém contratado por uma pequena agência de advocacia chamada Ayasato Houritsu Jimusho (Escritório de Advocacia Ayasato)/Fey & Co. Law Offices, sob comando da dona do escritório Chihiro Ayasato/Mia Fey.
Ryuuichi/Phoenix se tornou advogado para proteger os fracos inocentes que ninguém mais acredita. A sua motivação surgiu em sua infância, quando todos da sua turma o julgou culpado pelo sumiço do dinheiro das merendas, sem ao menos investigarem o ocorrido. Apenas dois de seus colegas tiveram o bom caráter de defendê-lo, dizendo que para julgar precisaria de provas reais. Aquela cena ficou gravado em sua memória para sempre!
Este senso de justiça que adquiriu, faz o nosso herói assumir os casos mais improváveis de se resolver! Nada o faz desistir de conquistar a inocência de seus clientes, que já perderam a esperança de ver o céu sem as grades da cela.
 |
| Chihiro Ayasato/Mia Fey. "Que de Fey, ela não tem nada..." - OTOMURA, Sólon. |
ANÁLISE
Eu me diverti muito assistindo este anime, mas confesso que a experiência foi muito boa porque eu joguei quase todos os títulos da franquia. Sendo sincero, eu não aconselharia ninguém a assistir esta animação sem ter finalizado os dois primeiros jogos.
O anime é cheio de easter eggs para os fãs! É legal achar algumas coisas dos jogos que você conseguia interagir, mas que o protagonista não o fez na série. Senti falta de algumas piadas recorrentes dessas interações, mas concordo que não teria importância nenhuma para o enredo e desenvolvimento da história.
Como eu joguei há alguns anos, não me lembrava muito bem dos plots, alguns casos eu não lembrava dos culpados ou de como o protagonista vencia no tribunal, então acabei me surpreendendo de novo haha.
 |
| Reiji Mitsurugi/Miles Edgeworth - "A única coisa que move o julgamento é a prova. Mostre-a ou cale-se!" |
Mas, analisando de fora, pelos olhos de alguém que nunca ouviu falar no jogo, dá a impressão que os problemas do anime se resolvem muito rápido. Como na animação não tem como mostrar o tempo que nós gastávamos no jogo, rachando a cuca, analisando as provas e tentando identificar alguma falha no argumento da promotoria ou no depoimento da testemunha, parece que as ideias do protagonista na séria animada surgem literalmente do nada!
 |
| Mayoi Ayasato/Maya Fey - "Escadaria e escada de mão é tudo a mesma coisa". |
Em relação a qualidade gráfica do anime, não tem o que reclamar. As cenas em si não exigem tanto da produção, então não faz muita falta.
Acredito que a escolha dos dubladores foi feliz da parte do diretor, as vozes combinam bem com os personagens e o roteirista manteve fiel nas falas e nos sotaques de cada um.
Os personagens são bem carismáticos e bem construídos, não sei se é perceptível no anime, mas com toda certeza é perceptível nos jogos!
Os casos são bem construídos e seguem um nível de dificuldade gradativo, assim como nos jogos. Esse é o motivo do primeiro caso do segundo jogo ter sido excluído! Ele serve como tutorial ao jogo e não acrescentaria muito na continuidade da história, além de excluir alguns personagens importantes.
As motivações de alguns personagens secundários me pareceram forçados e o desenrolar de algumas partes das investigações também falharam no dinamismo. Existe uma falha nos
timings das descobertas que causam desconforto às vezes. Creio que o problema seja do roteiro e da direção que o aprovou.
A trilha sonora do jogo está fortemente presente no anime, mas as
openings e
endings não são muito marcantes.
 |
| Mei Karma/Franzeska von Karma - "Eu juro pelo nome da minha família!" |
Curiosidades
Os nomes dos episódios seguem os mesmos nomes dos capítulos dos jogos.
Os locais e as ambientações são bem fiéis, assim como as falas e os personagens.
O enredo apresenta um pouco de ocultismo, baseado em crenças budistas e espíritas.
As punições dos crimes são baseadas nas leis do Japão, ou seja, alguns julgamentos resultam em pena de morte.
A franquia usa e abusa de trocadilhos para escolha de nomes de cada personagem, mas isso em japonês! Então eu recomendo muitíssimo que, quem souber ler ou estiver aprendendo a língua japonesa, se aventure na linguagem original do jogo.
Não cheguei a conferir a fundo, mas creio que todas as poses, dos personagens, no jogo estão presentes no anime.
Gyakuten Saiban/Ace Attorney foi a primeira do gênero "Simulador de tribunal".
Existe uma adaptação para cinema e um musical, ambos ainda não assisti para poder comentar, infelizmente.
O protagonista faz uma aparição no jogo Marvel vs Capcom 3.
 |
| "Aponte o dedo indicador para frente e grite bem alto: Objection!" - Tutorial: como ser um bom advogado. |
AVALIAÇÃO
Enredo: ★★★★★
Animação: ★★★☆☆
Trilha sonora: ★★☆☆☆
Direção: ★★☆☆☆
Média: ★★★☆☆
O jogo para mim, com toda certeza, é cinco estrelas! Mas como não é do jogo que eu estou falando, creio que três estrelas seja a nota para o anime.
Todos estes defeitos que citei, não vai atrapalhar em nada para quem já acompanha o jogo, mas com certeza não vai agradar o restante.
Na verdade, o jogo já tem um público muito específico, porque não tem nenhum título disponível em português, até onde eu saiba. Muitas vezes, precisa ter fluência para que isso não te atrapalhe em sua experiência.
Se nunca jogou, aconselho começar pelos remasters para Nintendo 3DS!
Vou contar mais ou menos como o jogo funciona.
Os jogos da linha principal da franquia segue um formato padrão de jogabilidade. Para cada capítulo do jogo, basicamente segue-se os seguintes passos:
I) Começa pela explanação ou ocorrência do crime e apresentação dos personagens.
II) Em seguida, inicia a parte de investigação, onde deve-se visitar os locais disponíveis para acesso (geralmente: escritório, delegacia, local do crime e residência dos envolvidos), seguir pistas, procurar provas, conversar com possíveis testemunhas e dependendo dos casos, tirar informações de pessoas que estão mentindo ou omitindo algo. Praticamente todos os cenários tem interações e é possível perguntar coisas específicas para as pessoas ao mostrá-las as pistas ou provas que tenha encontrado.
III) A última parte é o tribunal, onde acontecem os depoimentos, argumentos da promotoria e apresentação das provas. Na parte de depoimentos é possível interrogar a testemunha, indagar partes mal explicadas, apontar partes contraditórias e perguntar detalhes de cada parte do depoimento. As suas ações ao interrogar a testemunha ocorre em cima do argumento da promotoria, o protagonista sempre irá formular as perguntas com objetivo de quebrar este argumento. As provas são apresentadas antes ou depois de cada depoimento, dependendo de como ambas as partes do tribunal reage. Toda prova apresentada no tribunal fica acessível para o jogador interagir.
O objetivo basicamente é descobrir quem está mentindo, como o crime realmente aconteceu, quais foram as motivações do criminoso e provar todas as teorias que o protagonista formulou! Todos os casos são cheios de reviravoltas e alguns plots são de explodir a mente!
 |
| Anime que mais aponta dedos para as pessoas, nunca mostre para sua mãe, senão ela vai brigar contigo. |
Por hoje é isso! Espero que tenham ficado com vontade de experimentar o jogo! Recomendo principalmente àqueles que gostam de jogos de investigação, detetives e quebra-cabeças.
Estou aberto a sugestões de análise, críticas, elogios e mimimis, basta comentar por aqui!
Se você já jogou ou assistiu, me conta como foi a experiência!
Nos vemos no próximo post! Faloooou!