separate
Seja bem vindo a ‘Cabana Mágica’. Sinta-se à vontade para ler todo o conteúdo do Blog! Você encontrará resenhas sobre Animes e Mangá; Filmes e Séries; Livros; Textos originais e Fanfics!
banner ad
logo
Vinnie

[Resenha Literária] O Velho Vestido de Noiva - Ana Ferrarezzi


Amélia se depara com uma devastadora notícia. Seu marido, o homem a quem se dedicou inteiramente durante trinta anos, pediu divórcio. Sem saber como prosseguir com sua vida, e aguardando que um milagre venha lhe dar uma direção, ela leva o seu vestido de noiva para uma reforma. Então, no meio do caminho, depara-se com um desdobramento inesperado. Skoob

Se eu fosse a uma livraria e procurasse por um título que me chamasse a atenção, provavelmente... Não! Com certeza 'O Velho Vestido de Noiva' da autora Ana Ferrarezzi não seria o escolhido. Calma! Não estou dizendo que o enredo do livro é ruim ou qualquer coisa parecida. Pelo contrário. A verdade é que livros que se encaixam na tag 'romance' não fazem o meu estilo. Por quê? Porque eu gosto de fantasia, aventura e magia! Tudo o que é surreal ou inacreditável. Ou incrível demais! Ahaha (- Então como é que você chegou a ler esse livro se ele não faz o seu estilo, seu mané do zé?!)

Bom, tecnicamente falando eu fui desafiado a ler este romance! A IDEIA NÃO FOI MINHA! Eu juro (ou foi?!). Acontece que eu conheço uma devoradora de livros aqui em minha cidade e nós dois estamos sempre conversando sobre os livros que estamos lendo ou pretendemos ler, e então, numa tarde eu fui visitá-la e a encontrei com dois livros em mãos. Ela disse que poderia me emprestar um dos títulos enquanto ela estivesse lendo o outro, mas eu escolhi deixá-la ler ambos primeiro, afinal, os livros haviam acabado de chegar! E em minha cabeça o certo seria que ela fosse a primeira a ler antes que qualquer outra pessoa.

OK. Até aí tudo bem. Não achei que ela fosse terminar tão rápido (- Plmdds Vinícius! Ela é uma devoradora de livros e você mesmo disse isso. O que você esperava?) e poucos dias depois ela já havia concluído a leitura e a encontrei novamente, mas dessa vez voltei para casa com 'O Velho Vestido de Noiva' em mãos.

Assim que iniciei a leitura conheci a protagonista: Amélia. E aqui vai uma confissão: foi muito difícil absorver nomes nacionais. (- Ué, por quê?!) Bom, comentei agora a pouco que adoro leituras sobre fantasia e etc, certo? Pois é. Nomes diferentes, internacionais ou até exóticos são bastante comuns em livros do gênero. Então foi um pouco estranho e novo para mim, mas não foi como se eu não gostasse. NO ENTANTO, eu não gostei nenhum pouco do nome que foi escolhido para o homem da história. Fábio... Plmdds que nome horroroso. Desculpem-me Fábios de todo o Brasil. Nada contra vocês ou quem escolheu esse nome pra vocês. NÃO ME ODEIEM. Maaasss... Hihi

Enfim... A trama começa com a Amélia andando pelas ruas do Rio de Janeiro e super esgotada pelo sol e calor. Não somente isso como ela também já está numa idade um pouco avançada, o que compreendemos graças a descrição até discreta (talvez) da autora sobre isso. Ela não nos dá a idade exata assim logo de cara, mas ela nos faz pensar em uma senhora na casa dos cinquenta! Enfim... Amélia também está carregando algo com ela: o seu antigo vestido de noiva.

Amélia casou-se com Murilo quando era jovem e manteve seu casamento por longos trinta anos, no entanto, ela foi surpreendida ao receber de seu marido o pedido de divórcio. (- Eita! mas porque que ele iria querer isso depois de trinta anos?!) Simples. Ele encontrou uma jovenzinha para pular cerca! E então Amélia se viu completamente perdida e sem rumo.

Foi então que Amélia decidiu que iria restaurar o seu antigo vestido. O motivo? Nem mesmo ela sabe. Talvez ela pudesse estar pensando em restaurá-lo para que sua filha pudesse usar, não? Não! Amélia não teve filhos. Então a ideia por trás de recuperá-lo é um completo mistério. Ou pelo menos até que você consiga compreender melhor a personagem.

Uma das coisas que achei bastante divertido no livro foram as crises de Amélia. Tipo, ela já havia engolido tanto sapo em sua vida que quando ela se viu sem nada, ela simplesmente jogou tudo para o alto e decidiu recomeçar. Aí, surgem as cenas cômicas onde ela não permite que as pessoas façam pouco dela ou coisa parecida, ela simplesmente deixa a boa educação de lado e cai pro ataque! Ahaha

Confesso que este livro me surpreendeu, porque quando eu o peguei emprestado imaginei que não suportaria ler até o final. Acreditava que iria ler um ou dois capítulos e desistir, sem nem dar uma segunda chance. Porém, não só terminei a leitura, como posso afirmar que a escrita é muito boa. Embora dificilmente eu leia outro livro da Ana Ferrarezzi, eu posso te garantir que ela vai conseguir te prender na história com uma narrativa e escrita bem leve e objetiva. Mas se algum dia eu resolver ler outro romance, pode ter certeza de que darei uma olhada nos títulos que ela já escreveu!


Finalmente! 'O Velho Vestido de Noiva' traz algumas mensagens por trás de cada página. Muitas delas são sobre aproveitar a vida e viver a cada minuto como se fosse o último. E que não se arrependa de suas escolhas, porque você sempre tem tempo de viver coisas boas e novas ou se redimir, independente de sua idade ou das adversidades que o cercam. Aproveite enquanto ainda há tempo!

Espero que tenham gostado e que deem uma chance para a Ana Ferrarezzi, porque ela com certeza tem um talento natural para te prender em seus livros, caso contrário eu que sou o louco das histórias fantásticas não teria terminado a leitura deste livro! Obrigado por ler e até a próxima resenha! <3

0 comentários:

Postar um comentário

logo
Copyright © 2012 Cabana Mágica.