separate
Seja bem vindo a ‘Cabana Mágica’. Sinta-se à vontade para ler todo o conteúdo do Blog! Você encontrará resenhas sobre Animes e Mangá; Filmes e Séries; Livros; Textos originais e Fanfics!
banner ad
logo
Unknown

Mainstream - Death Note

Yagami Raito, o melhor amigo da morte.
Faaaaaaaala Galeeeeeera!!

Hoje trago para vocês este anime que é quase um clássico das animações japonesas!
Estou falando de Death Note!

"Por que quase um clássico? Ele é tão antigo assim?"

Jovens, fazem 10 anos que foi exibido o primeiro episódio de Death Note no Japão! Parece que não, mas 2006 foi a muito tempo atrás haha

Aposto que muita gente entrou nessa onda de acompanhar animes começando por Death Note, pois todo lugar que eu vejo alguém pedindo recomendações, sempre tem gente recomendando esta obra!
Raramente você encontra um anime como este que consegue agradar a maioria dos públicos.

Tem seus defeitos como todos têm, mas o impacto que ele causou na época e a influência que ele tem até hoje é digno de estar no Hall da fama da Shonen Jump!

Vamos lá então!

INTRODUÇÃO

Por alguma razão, os japoneses pronunciam "th" como "s", então eles falam e escrevem "Desu Nooto".
O anime Death Note foi baseado num mangá de mesmo nome, escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata. Esta dupla serializou mais um trabalho juntos, chamado Bakuman que também foi publicado na revista Weekly Shonen Jump da editora Shueisha (a mesma responsável pela publicação de One Piece, Dragon Ball, Naruto, etc).

O anime possui apenas 37 episódios, um formato tanto quanto estranho, sendo exibida desde 3 de outubro de 2006 até 26 de junho de 2007. Contam com duas openings e duas endings.

Foi produzido pela Madhouse, estúdio consagrado e reconhecido por fazer animações de alta qualidade gráfica. Os trabalhos mais populares do estúdios são: Ninja Scroll, Sakura Cardcaptor, Hajime no Ippo, The Animatrix, Chobits, BECK - Mongolian Chop Squad, Nana, Claymore, Tenjo Tenge, Hunter X Hunter (2011), todos os animes da Marvel, Supernatural, Devil May Cry, No Game no Life e One Punch Man. Dentre os trabalhos mais cult, temos: Perfect Blue, Millenium Actress, Metropolis e Paranoia Agents.
Na minha humilde opinião, Madhouse é o melhor estúdio de animação de séries.
O diretor responsável é o Tetsuro Araki, possui poucos trabalhos em seu portfólio de animes. Atualmente está na direção de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) e dirigiu também High School of the Dead e Guilty Crown.

A exibição foi feita pela Nippon Television (NTV), mesma emissora que exibiu Detective Conan, Hajime no Ippo e o novo Hunter X Hunter. Desde 2011, a emissora possui 85% das ações da Madhouse e portanto é a principal acionista do estúdio.

SINOPSE

Caiu do céu, deve ser um sinal divino. Vai lá em nome de Deus meu filho, vai dar tudo certo...
Raito Yagami (Light Yagami) é um adolescente prodígio, de inteligência inquestionável, entendiado com a vida e com um senso de justiça extremamente forte. Ele encontra um caderno preto no chão, escrito "Death Note" na capa e o leva para casa por curiosidade, sem dar muita importância ao que está escrito dentro: "O humano cujo o nome for escrito neste caderno, morrerá". Logo percebe que o "caderno da morte" funciona de verdade e começa a sentir que possui um poder enorme em suas mãos. Agora ele quer se tornar a punição divina àqueles que ele julga a escória da humanidade. O responsável por Raito encontrar o Death Note é o Shinigami (Deus da Morte) Ryuuku, que quer se divertir vendo o que um humano é capaz de fazer com este caderno em mãos.
"Prepare-se para enc..." Prometo que é a última vez que eu faço essa piada...

ANÁLISE

Primeira vez que eu assisti este desenho, deu um mindblow violento em alguns episódios que eu não conseguia parar de assistir. Devo ter terminado ele em menos de uma semana, fazendo maratona de uns dez episódios toda noite. Acho que eu nunca tinha visto algo igual antes e para mim ficou marcado como o anime mais inteligente que já assisti (e eu já assisti muuuuuuuuita coisa). Não é a toa que quem já assistiu sempre recomenda.

A trama do anime é incrível, é uma grande briga entre um mangusto e uma cobra! Basicamente é o Raito Yagami executando seus planos de limpeza controle populacional enquanto tenta escapar sem deixar pistas para a polícia e para o detetive L, o gênio da investigação.
"Eu sou a justiça!" Raito Yagami & L.
A maioria dos personagens são bem aproveitados e bem encaixados na trama. As motivações deles são muito boas e em certos momentos eu me colocava no lugar para tentar sentir o quão o personagem estava sofrendo ou se eu teria feito diferente.

O protagonista desta série, está no Top 5 de personagens mais manipuladores que eu conheço, junto com Frank Underwood do seriado House of Cards. O cara é simplesmente insano e mesmo sabendo que o que ele fazia estava errado, eu torcia para que o plano dele tivesse sucesso.
Aposto que George R. R. Martin tem um Death Note no seu escritório.
O que eu acredito que tenha sido o núcleo do sucesso nesta série é a identificação que todos tiveram com o senso de justiça do protagonista. É incrível como o nosso sentimento de indignação à impunidade é extremamente grande. Nós vemos diariamente criminosos (principalmente políticos corruptos) que estão tendo uma vida melhor que a nossa enquanto ferram com a vida de todo mundo, principalmente a dos mais pobres. E sabe qual é o mais incrível disso? Não é só o brasileiro que se sente assim e é por isso que fez um sucesso absurdo no mundo inteiro. Death Note constantemente é listado em "itens fictícios que eu gostaria de ter", junto com sabre de luz e varinha mágica do Harry Potter.

Em contra-parte à crítica pela justiça falha da legislação, o autor também critica a justiça feita com as próprias mãos, conceito de bem e mal e até sobre brincar de Deus. Afinal de contas, ter um item mágico que te possibilita matar qualquer pessoa sem que ninguém desconfie de você, seria a mesma coisa que Deus escolhendo quem merece viver e quem merece morrer. O anime explora sobre a sanidade que uma pessoa consegue manter tendo este poder em mãos.

A primeira opening e a primeira ending, The World e Alumina respectivamente, ambas da banda Nightmare, fizeram muito sucesso na época. Estava bem no auge dos visual-kei e as músicas de anime seguiam bem o gênero Rock. A minha surpresa foi na segunda opening e segunda ending, que ficou por conta da banda Maximum the Hormone, com as músicas What's up people e Zetsubou Billy, sinceramente, eu não esperava escutar Metal em aberturas e fechamento de animes haha.
A trilha sonora dos episódios é boa, condiz bem com cada situação e com cada personagem, mas não lembro de nenhum tema marcante que desse vontade de escutar novamente.
"Quer que eu coloque seu nome no meu trabalho?" - YAGAMI, R. O nerd que sofre bullying.
A direção conseguiu adaptar bem a obra no contexto geral, acho que conseguiu explorar os recursos de uma animação para gerar os suspenses e principalmente a ideia de passagem do tempo. Alguns diretores pecam em querer fazer à risca a representação dos quadrinhos e as sequências acabam acontecendo rápido demais.

A grande falha de direção que eu vejo, foi na conclusão do anime. Relaxem! Não vou contar o que acontece porque é spoiler haha. Mas saibam que por causa de um pequeno detalhe que o diretor resolveu mudar na adaptação, eu não consegui ter a mesma emoção e reação que tive quando eu li o mangá. Não afetou em nada na história e continuou tendo o mesmo efeito no enredo, porém no mangá foi melhor representado. Portanto, leiam os capítulos referentes ao último episódio do anime, depois que finalizar a animação é claro, só para saber do que eu estou falando!

O que eu vejo de falha no enredo, seria o último terço da história (dividindo o anime em três partes). Diminui um pouco do ritmo dos acontecimentos e fica um pouco repetitivo, porém necessário para o desfecho da história. Eu não consigo enxergar como seria melhor, mas evidente que todo mundo reclama desse trecho da série.

CURIOSIDADES

Raito se escreve com o kanji  (tsuki) que significa lua, mas se lê Light (Raito para os japoneses). 
A escolha deste kanji e desta leitura foi para não associar o nome de um assassino (Raito Yagami) com alguém do mundo real.

O autor Tsugumi Ohba, não tem fotos e nem dados revelados. Acredita-se que seja um pseudônimo de um autor famoso, que resolveu esconder a identidade porque Death Note era muito diferente de suas obras anteriores. Oficialmente é considerado como um "autor novato" e declarou na entrevista da própria revista que o motivo de ter se tornado mangaká foi porque: "um dia levei um rascunho para a editora Shueisha e eles gostaram".

Existem grandes especulações de que Tsugumi Ohba seja o autor Hiroshi Gamo, por causa de alguns easter eggs em "Bakuman" (escrito por Tsugumi) relacionados à "Tottemo! Lucky Man" (escrito por Hiroshi). Além do easter egg no próprio Death Note, no primeiro capítulo, que a aula de cursinho que o Raito frequenta se chama "Seminário Gamo".

O codinome Kira que o Raito adota para si mesmo, é uma forma de se ler Killer em japonês.

O nome verdadeiro de L, você terá que usar o google para saber, porque eu não quero falar por aqui.

A série Turma da Mônica Jovem fez uma paródia de Death Note nos volumes 23 e 24, com o "Caderno do Riso" e um antagonista também chamado L.

Já foram lançados quatro filmes em live action da série, um musical e um dorama. Não posso recomendar porque não assisti, mas muita gente fala bem dos live actions de Death Note.

Está previsto um filme em live action americano para este ano, mas não foi divulgado nenhum teaser ou trailer ainda. Para ser sincero, eu ainda não sei a veracidade da informação, mas com a vinda de Ghost in the Shell como produção de Hollywood, acho que vale esperar por Death Note também!
"PPAP" - RYUKU.

AVALIAÇÃO

Enredo: ★★★★☆
Animação: ★★★★★
Trilha sonora: ★★★☆☆
Direção: ★★★★☆

Média: ★★★★☆

Não vou dar nota máxima, apesar da excelência, porque eu tolero errar no começo e ir acertando gradativamente, mas acertar durante 2/3 da história e errar no final é inaceitável. Assim como toda série, Death Note tem seus erros, mas seus erros estão em lugares cruciais, infelizmente.

Isso não torna a experiência ruim! Vale muito a pena assistir um anime como esses que, honestamente, você não vai encontrar um com o mesmo nível de Mind Game como este!

Quanto a trilha sonora, não é que eu não goste, mas não há nada muito excepcional e diferente, acho que foi bem na média, um pouco acima talvez, mas confesso que é coisa minha mesmo, você pode achar incrível haha.

A direção só não dei 5 estrelas por aquele detalhe na conclusão do anime. Eu acho que a decepção foi tão grande que me marcou até hoje.

Capa - Volume 1.
Por hoje é isso! Espero que tenham gostado da análise e que tenha despertado a vontade de assistir ou reassistir este anime incrível que marcou a infância e adolescência de muita gente!

Sugestões e críticas nos comentários! Se eu esqueci de algum detalhe legal que eu poderia ter falado, ou tiver alguma pergunta curiosa, por favor façam!

Então nos vemos no próximo post! Faloooou!

0 comentários:

Postar um comentário

logo
Copyright © 2012 Cabana Mágica.